-
Arquitetos: FORM
- Área: 120 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Andrey Bezuglov
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pedido dos clientes era o de deixar a área máxima e para encaixar na planta os depósitos, closets e dois lavatórios de maneira que sejam "invisíveis para os olhos". Um apartamento de estilo loft.
Conceito de Projeto
O primeiro grande passo foi remover o corredor grande e inútil na entrada para abrir, dessa forma, a vista do espaço de sala de estar. Decidiu-se instalar um "portão" de três metros, que, se desejado, iria fechar a parte da entrada com o closet e o lavatório a partir da sala de estar.
A cozinha foi combinada com a sala de estar, mas visualmente está escondida por uma parede divisória, que pode ser percorrida de ambos os lados. O espaço de jantar abrange as áreas da cozinha e da sala de estar. Os dormitórios permaneceram praticamente intocados pelas alterações, exceto pela varanda rebaixada, que foi anexada a um dos dormitórios e adaptada para uma área de trabalho com uma mesa. O banheiro foi ampliado pela adição de uma ducha e o lavatório foi estendido, movendo, assim, a entrada do banheiro desde o corredor e não a partir da sala de estar.
Aspectos-chave
O cliente teve uma abordagem muito ousada para o trabalho no projeto de interiores. Não havia estereótipos incorporados no trabalho. Todas as decisões foram tomadas de formas simples e conclusivas. Atualmente essas são características muito importantes quando se trabalha em espaços residenciais.
Decidiu-se fugir do parquet convencional na sala de estar utilizando-se micro cimento sob verniz poliuretano; o mesmo estilo de acabamento usado no lavatório. O micro cimento é permeável, de acordo com suas propriedades. É uma superfície monolítica, com poucas juntas.
Para muitas superfícies de parede foram aplicados revestimentos com "formas vivas" da árvore, o que acrescentou um pouco de calor para o interior. As paredes brancas são o terreno perfeito para todos os elementos internos. O ponto crucial é que o escritório FORM sempre desenvolve em seus projetos quase todos os móveis individualmente para cada interior. Isso permite alcançar a harmonia máximo nos objetos no interior.
Uma solução interessante foi usar a pedra natural de Travertino nas paredes do banheiro, no lugar dos habituais azulejos. Somente na cabine do chuveiro foram usados azulejos pretos. O piso e o teto no banheiro são de parquets de teca maciça.
As margens da parede na sala de estar são de chapas de compensado e folhas de aço inoxidável, que foram fabricadas individualmente (como a maioria dos móveis) pela empresa ucraniana "Private Enterprise Pashkovsky". Um grande sofá de cinco metros foi fabricado especificamente para este espaço, por um fabricante ucraniano.
Parte das paredes internas do apartamento foram originalmente planejadas para preservar os tijolos existente. Mas, uma vez que a construção não era tão "antiga" e interessante, decidiu-se revestir as paredes com tijolos "envelhecidos" (feitos a mão na Bélgica). As pias do banheiro também foram fabricadas individualmente para este apartamento, pois as outras pias não combinavam com as cores e as dimensões.
O escritório decidiu, no lugar de um quadro tradicional sobre a cama no dormitório, instalar uma lona encerada pendurada na parede. Desenhou-se um esboço do elemento decorativo, que foi impresso em tecido. Não há materiais audaciosos e texturas neste interior. Não há dominância também. Tudo é simples e natural. É relaxante, como deve ser em um espaço de estar. Todo o processo de criação e construção desse interior foi acompanhada pela boa qualidade, e "inspira simplicidade".